ESTÁTICA E MOVIMENTO

28 de março de 2006

Histórias da Minha Infância...

Os passarões passarinhos

Eram uma vez, muitos passarinhos, bandos de passarinhos, que viviam sós, em grupos muito pequenos, no seu espaço bastante alargado.

Um dia, já lá vão alguns anos, alguns passarinhos encontraram-se e começaram a trocar ideias. Porque é que não nos organizamos para em conjunto resolver-mos os nossos problemas, tais como a falta de espaços, falta de poisos, de condições de aprender-mos a voar sem os atiradores furtivos nos atingirem. E não esquecer um local próprio para os nossos ninhos, porque os nossos filhinhos merecem a maior atenção.

Resolveram então, cada qual, num próximo encontro levar ideias já definidas para iniciarem um projecto em comum.

Assim aconteceu.

Depois de muita, mas calma e amena discussão, resolveram criar um bando especial como representante dos seus bandos.

Com objectivos para a salvaguarda do futuro.

Este bando especial seria o porta-voz de todas as necessidades dos passarinhos daquele espaço alargado. Também seriam responsáveis por ajudar a agrupar em vários bandos aqueles que ainda o não conseguiram fazer. E principalmente o bando especial seria sempre dirigido pelos passarinhos pertencentes aos diversos bandos. Nunca o bando especial voaria para locais fora do seu espaço, sem a autorização dos diversos bandos.

Assim, se criou o bando especial dos diversos bandos do seu espaço alargado, tendo como princípios a defesa, a dinamização, a coordenação, informação e servir e não servir-se de todos os bandos deste espaço alargado.

O tempo foi passando, outros passarinhos foram chegando, e eis, como em todas as espécies, apareceram uns passarinhos que logo quiseram ser passarões.

E então achavam que sendo passarões, estariam no bando especial para mandar nos diversos bandos do seu espaço alargado. Como um passarinho se insurgiu para este facto, eis que os passarões passarinhos, trataram de tentar fazer um acordo com um atirador furtivo para se virem livre desses passarinhos defensores dos princípios porque foram regidos os primeiros encontros entre passarinhos.

O atirador furtivo, andou, andou, mas rapidamente desapareceu, porque sendo essa a sua profissão, reconsiderou porque existe época de caça regulamentada, e então os passarões passarinhos voaram, voaram, tentando até que alguns outros passarinhos os apoiassem nesta missão. Mas todos os passarinhos do Mundo reunidos, nem sequer quiseram ouvir os pios disfarçados daqueles passarões passarinhos.

Ficaram sós esses passarões passarinhos, e os passarinhos de todo o Mundo lá voltaram para os seus lugares, sem se lembrarem da existência dos passarões passarinhos.

A. Boleto Fonseca

2006.03.10