ESTÁTICA E MOVIMENTO

13 de fevereiro de 2006

Professor Agostinho da Silva

Admirador como sou da obra do Professor Agostinho da Silva, não podia deixar de lembrar que neste 13 de Fevereiro de 2006 se comemora o centenário do seu nascimento.

E para assinalar a data nada melhor que lembrar algo que o próprio Agostinho da Silva escreveu:

Do que você precisa, acima de tudo, é de não se lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem seguir para que você se lhes oponha. É possível que, depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura, já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardam no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de não se conformarem.

Paulo Gomes da Costa