ESTÁTICA E MOVIMENTO

24 de janeiro de 2006

12/13 tamanho 24

O Bunker

De Adolf Hitler e Eva Braun, onde tudo se decidia e nada se sabia.
Neste bunker, definiam-se estratégias para ganhar e no final a democracia venceu.

Vem esta analogia a propósito das pequenas ou grandes mudanças na educação em Gondomar, onde existe uma Federação que deveria, repito deveria, estar ao serviço das suas associadas “associações de pais e encarregados de educação”, e por consequência de todos os pais dos alunos que frequentam os diversos graus de ensino, servindo-lhes informação do que efectivamente se vai passando, ideias de alteração, modelos de aperfeiçoamento, e sobre o que está na “onda” a reestruturação do parque escolar, cartas educativas, e hipotéticos novos centros escolares.

Sobre estes temas passa-se algo em Gondomar, só que na Federação nada se sabe. Mas decide-se! O quê? Visitar as APs?, editar um pasquim?, criar um grupo de trabalho? (espera-se que saibam ler a história), e uns jantares à mistura.

Aparentemente “o povo é sereno” e espera por uma posição da sua Federação sobre, o fecho de escolas do 1º ciclo, a falta incompreensível de auxiliares de acção educativa, a alteração de horário emanada deste governo, as aulas de substituição. Mas tomada de posição... nada. Nada se sabe na Federação. Mas decide-se! O quê? Funcionar de acordo com as solicitações das diversas entidades. O importante é estar presente quando os convidam.

Os pais e encarregados de educação de algumas escolas, pacientemente esperam pela contribuição da sua Federação para tentar solucionar alguns problemas locais, especificamente identificados e focados, “dificuldades de integração de alguns alunos, provocando mal estar noutros, com pedidos de intervenção”, mas a sua Federação responde... nada. Mas decide! O quê?

Um dia talvez tenhamos respostas.
Qual.... dia?

A. Boleto Fonseca
2006-01-18