ESTÁTICA E MOVIMENTO

18 de setembro de 2008

PRAXE SEGURA

Sábios pensamentos, os do Sr. Ministro do Ensino Superior, que foram anunciados nas páginas dos jornais do passado dia 10 de Setembro!

Mas, de acordo com as ideias que manifestou, deveria este Ministro alertar a sua congénere do Ministério da Educação para a necessidade de alterar (sim... mais uma vez e desta vez com mais bom senso) o Estatuto do Aluno do Ensino Não Superior. Ou não se deram conta que estas "liberdades" que têm sido levadas à prática na praxe por muitos “doutores da treta”, leia-se universitários com duas ou três inscrições, têm origem na falta de DISCIPLINA que grassa nos graus de ensino básico e secundário?

Se estes doutores da treta aprenderam no básico e no secundário que desrespeitar a escola o Professor e muitas vezes os Pais e Encarregados de Educação, como pretende o Sr. Ministro do Ensino Superior fazer respeitar o que afinal são regras básicas de respeito por colegas de estudo? Será complicado, não?

Claro que defendo a realização da praxe, devidamente enquadrada em todas as actividades académicas existentes no ensino superior... Não posso defender é o desrespeito nem a indisciplina de umas quantas bestas que, por qualquer razão inimaginável, acham que podem sobrepor-se a tudo (nomeadamente aos códigos da praxe que desconhecem em absoluto) e a todos... Até aos superiores hierárquicos e autoridades deste País...

E não há uma maior quantidade de casos de desrespeito e humilhação de direitos liberdades e garantidas dos caloiros porque ainda existem alunos com educação e bom senso para realizar uma praxe dentro dos “limites”! E alguns com medo, naturalmente, de ultrapassar os limites impostos pela “autoridade” de um Ministério ou de um Reitor...

Ainda é assim... No futuro não sei se assim será!

Crie-se o gabinete de segurança “Praxe Segura”... À semelhança do programa “Escola Segura”!

Paulo Gomes da Costa
2008.09.16

Etiquetas: ,