ESTÁTICA E MOVIMENTO

22 de setembro de 2008

REGABOFE NAS ESCOLAS

De acordo com o título completo de um documento anónimo a circular em diversos meios sociais, académicos e parentais (ver documento na ligação em anexo no final do texto), deveria chamar a este minha opinião “Regabofe nas Escolas Secundárias do Porto”!

Não fosse o título espalhafatoso e com sotaque vagamente conhecido, semelhante ao de alguém que nunca esteve a favor, nunca esteve contra e muito menos se absteve de ir participando nesses círculos sociais, académicos e parentais da cidade do porto, eu nem teria lido este testemunho anónimo!

Começando por este pequeno pormenor… Carta anónima!!! Anónima mas cobardemente anónima pois não se inibe de enunciar Escolas, DREN, o Ministério da Educação e a própria Ministra, além de uma Federação Concelhia de Associações de Pais. Cobardemente anónima porque implica Pais, Professores e Alunos na autoria do documento! Cobardemente anónima porque não apresenta provas ou factos, apenas argumentos!

Com a minha frase anterior não estou, nem tal me passaria pela ideia, defender quem quer que seja! Apenas não percebo o porque do anonimato desta carta aberta.

Não percebo se as razões que levaram à sua divulgação são reais, a denuncia frontal e directa só ajudava a resolver o problema! Mais: mais Pais, Professores e Alunos se sentiriam levados a relatar prováveis casos que ocorrem, ou teriam ocorrido, nas Escolas do Porto!

Por ultimo também não percebo o porque da divulgação em “low profile” desta carta pela CONFAP! Afinal se há Pais com dificuldades e com os seus filhos discriminados, porque não se tentou levar o assunto ao conhecimento publico de uma forma mais esclarecedora?

Divulgar este documento, atirando-o para um blog muito conhecido, parece-me mais uma provocação do que um acto inteligente de quem quer promover o diálogo entre Pais, Professores e Alunos…

Paulo Gomes da Costa
2008.09.22

>>> Regabofe nas Escolas (Imagem JPG do Documento)

Etiquetas: , , ,