ESTÁTICA E MOVIMENTO

10 de junho de 2007

A PÁGINA DA CONFAP NA INTERNET

Quando iniciei funções no Conselho Executivo da CONFAP propus, de imediato e na primeira reunião realizada, que fosse efectuado um estudo para reformulação da página da CONFAP na Internet…

Talvez pelo facto da página ser gerida pelo agora Presidente da Mesa da Assembleia Geral, bem como o seu alojamento e “manutenção” estar a ser feito por uma empresa de Braga, por contacto do Sr. Francisco Oliveira, não tenha permitido criar a dinâmica necessária para que essa reformulação fosse levada a efeito.

A gestão da página foi da responsabilidade do Sr. Fernando Lourenço Gomes (que vinha desempenhando essa tarefa em anteriores mandatos) até Maio de 2007. Nesse mês entendeu o Conselho Executivo chamar a um dos seus membros a responsabilidade da gestão da página, cabendo-me a mim esse papel…

Tentei novamente abordar a reformulação da página, desta vez junto da empresa que suporta o seu alojamento e “manutenção”, pedindo uma reunião para o efeito. Por dificuldades de deslocação do responsável da referida empresa não foi possível realizar essa reunião.

Simultaneamente iniciou a empresa responsável pelo alojamento da página um ciclo de modificações na forma de aceder aos diversos conteúdos relativos à gestão página. Estas modificações criaram enormes dificuldades à gestão da página, que foram sendo ultrapassados, excepto quando impediam por completo o acesso à gestão dos conteúdos o que originou diversos períodos de tempo em que nada foi actualizado.

Em Janeiro de 2007, com a aproximação das datas previstas para a Assembleia Geral Ordinária e Eleitoral, entendeu o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral solicitar acesso à gestão da página, alegando necessidade de divulgar cadernos eleitorais…

Formalizou essa pretensão na reunião ordinária do Conselho Executivo de Janeiro, não lhe tendo sido dada essa permissão, conforme poderá ser lido na acta da respectiva reunião.

Esta decisão do Conselho Executivo não impediu o Sr. Francisco Oliveira de pedir à empresa que suporta o alojamento da página um acesso privilegiado para o Sr. Fernando Lourenço Gomes. Tal acesso foi facultado, sem que para tal tenha existido qualquer pedido formal da CONFAP, do Conselho Executivo ou do responsável pela gestão da página… Erradamente bastou um pedido (seria ordem?) de apenas um elemento do Conselho Executivo, no caso concreto o Sr. Francisco Oliveira. Ele próprio, dois meses depois, proibia outra empresa que presta serviço para a CONFAP (contabilidade) de fornecer qualquer indicação ou documento a quem o solicitasse sem a sua expressa autorização.

Sobra a gestão da página da CONFAP na Internet, devo referir que nunca e em caso algum as actualizações solicitadas pelo Sr. Presidente da Mesa deixaram de ser colocadas na página.

Depois de lhe ter sido facultado o acesso (irregular) assistimos então a um desfilar de comunicados. Pensei algumas vezes estar em presença de uma página pessoal do Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral…

A “gestão particular” levada a efeito pelo Sr. Fernando Lourenço Gomes, Presidente da Mesa da Assembleia Geral teve até momentos de intromissão na gestão da página, alterando e eliminando conteúdos colocados e da responsabilidade de outros, ultrapassando, inclusivamente, a responsabilidade do Conselho Executivo, já que é a este que cabe a última palavra na gestão da página… Tal não foi necessário: em determinado momento o Sr. Fernando Lourenço Gomes entendeu que algo estava errado, alterou o conteúdo de um comunicado divulgado na página e depois, porque não ficou satisfeito, eliminou de forma definitiva esse mesmo comunicado, sem pedir ou informar quem quer que seja… Bem-haja a democracia…!!!

Os comunicados referidos podem ser consultados nas ligações apresentadas no final deste texto.

Em Março de 2007 entendeu a maioria dos elementos do Conselho Executivo, num encontro à margem das regras Estatutárias, realizar a mudança do gestor da página. Tal mudança deveu-se unicamente ao facto de eu apoiar a Lista A, o que para a referida maioria era incompatível com os seus interesses. Nenhuma outra justificação foi apresentada nem tal seria possível.

A página foi então “lavada” e esvaziada de conteúdo. Tal como na mudança do gestor da página, os verdadeiros objectivos podem apenas ser confirmados por quem procedeu a esta “lavagem”.

O que neste momento me preocupa é que a referida lavagem parece ter sido feita com algum produto nocivo e corrosivo, até para quem faz actualmente a sua gestão, tal é a quietude da página… Inactiva durante dois meses e com total ausência de noticias referentes a assuntos importantes para as Associações de Pais.

Mais grave ainda é a total ausência de informação sobre a Assembleia Geral Extraordinária que o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral vai levar a efeito em 16 de Junho de 2007. Não há sinal de convocatória, local de realização, ordem de trabalho proposta nem de qualquer outra referência a esta Assembleia.

Estranho é o facto de ser possível consultar alguns destes elementos na página de uma Federação Regional, por acaso apoiante do Sr. Fernando Lourenço Gomes e da mesma região da sua Federação Concelhia.

Mais estranho é ainda o facto de esta Assembleia Geral Extraordinária aparecer divulgada na “página oficial na Internet” do ex-candidato da proposta de Lista B. Nesta página promete-se a Mães e Pais do Movimento Associativo muita “democracia” e a possibilidade de Pais (des)atentos finalmente poderem “esgrimir diferenças”, permitindo, talvez agora, “legitimar maiorias para que os actores possam dirigir o caminho escolhido”…

Como o local de realização da Assembleia tem o nome de uma Capital Sul-Americana, talvez não sejam estranhas estas atitudes, conceitos ou palavras…

Pergunto: o que fez o Sr. Fernando Lourenço Gomes, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CONFAP do seu acesso à gestão da página da CONFAP? Se já não o tem, porque não o requereu com a mesma intensidade que o fez em Janeiro? Agora nem precisava de usar o mesmo método para ter acesso à gestão da página… Bastava pedir que a “maioria” certamente que lhe diria que sim Sr. Presidente!

Paulo Gomes da Costa
2007.06.10

>> Comunicado da Comissão Eleitoral em 11 de Fevereiro de 2007

Nota: Este comunicado foi eliminado pelo Sr. Presidente da MAG depois de ter inserido no final do mesmo alguns comentários de desagrado pelo conteúdo apresentado.