ESTÁTICA E MOVIMENTO

14 de março de 2010

FASES… III

Mais uma notícia, desta vez no Jornal de Noticias de 13 de Março de 2010, me chamou a atenção.

O assunto não é o “bullying” mas sim a indisciplina na sala de aula.

A intenção até seria louvável se o prisma sob o qual foi analisada não tendesse para o lado do professor…

Afirmo que não estou contra os professores. Estou sim contra quem só tende a ver os problemas como se eles fossem sempre do Professor.

Como exemplos – que não são únicos – bastará pensar no número de vezes que algum jornal escreve sobre os bons alunos que estão em escolas públicas e têm como colegas de turma alunos indisciplinados e são por eles muitas vezes prejudicados, ou pensar no número de vezes que se ouve falar em indisciplina nas turmas dos colégios privados, que existe, mas é sistematicamente escondida…

Na verdade a esmagadora maioria das pessoas ligadas à Educação tende a lembrar alguns problemas, normalmente os que lhe são mais próximos, e a esquecer outros, que não lhe trazem benefícios ou incómodo. A par deste facto os quem têm mais influência na comunicação social vêm os seus problemas transcritos nas páginas dos jornais ou relatados nos telejornais ou nas grandes reportagens televisivas, de forma mais fácil e da forma que mais lhe convém. Os alunos e os encarregados de educação estarão no final dessa escala de influências.

Esclareço que não estou a falar dos alunos que causam os problemas… esses não querem saber de mais nada a não ser divertir-se e criar problemas! Por isso quanto mais anónimos ficarem, melhor… Nem falo dos Pais ou Encarregados de Educação dos alunos que causam problemas, pois esses não querem saber dos filhos para nada e recusam na esmagadora maioria das vezes responsabilidade pelos actos que eles comentem! Falo dos alunos normais, com comportamento normal, que frequentam as aulas para aprender e são muitas vezes prejudicados nessa intenção por alunos cujos objectivos passam por desestabilizar as aulas

São esses os que mais sofrem na pele as consequências da indisciplina. Não quero dizer que os professores e demais intervenientes na escola não sofram… Mas não são os alunos o único motivo para a existência da Escola?

A tal notícia do JN lembra a questão da indisciplina, na vertente do que ela é capaz de provocar nos… Professores! Esquece os alunos, entre outros protagonistas existentes nas Escolas…

Nela fala-se nos sindicatos de professores, que se limitam a fazer o seu papel, embora não seja a puxar a “brasa para a sua sardinha” que melhor defendem os interesses dos seus associados. Cá esta mais um exemplo da tentativa de mudar de “fase” a que aludi no texto com o titulo “fase II”.

Olhando para o conteúdo do artigo, nomeadamente para o que não é dito, poderíamos dizer que não interessa se os alunos se “matam à estalada” nos recreios… ou se os alunos respondem “mal e porcamente” aos auxiliares de acção educativa” seja nos corredores, seja na cantina, seja nos serviços de secretaria… Interessa é debater “a falta de condições de trabalho”! Será que se quererá dizer: falta de condições de trabalho, nos recreios???

Expliquem-me lá, com um desenho se for preciso, como é que a falta de condições de trabalho – sejam lá o que isso signifique – influencia o exercício da disciplina nas escolas, nomeadamente nas salas de aula ou nos recreios! Só se for pela ausência do aquecimento central nas salas no inverno ou ar condicionado no verão, que pode provocar stress nos alunos e professores…

Curiosos são os conselhos dados no artigo! Diria até que se aproximam bastante do ridículo, ultrapassando o conceito de bom humor que poderia também se invocado. “Contratos pedagógicos” e “acertar regras”!!!

Arre diabo!!! As regras não estarão já definidas? O aluno está lá para aprender! O professor para ensinar! O aluno tem de respeitar, incondicionalmente, o professor… partindo do principio que os professores respeitam os seus alunos! Serão necessárias mais regras???

Alunos e famílias sabem – bastará que leiam o Regulamento Interno dos Agrupamentos – as regras a cumprir dentro da escola, além das da boa educação e respeito pelos outros, que deverão ter sempre e em todo o lado!

O que significará “…adoptar uma atitude hostil perante a indisciplina é errado…”? Atitude hostil? Mas isso é opção perante a indisciplina de um aluno? A única possível e necessária é nem sequer admitir indisciplina na sala de aula…

Por causa deste tipo de artigos e conselhos é que os problemas nas salas de aula e nos espaços escolares se têm agravado! Ao tentar “chegar a acordo com os alunos para estabelecer regras…” estão apenas a permitir que os alunos se divirtam a quebrar essas regras… e os professores, para não serem hostis terão apenas de dizer: “vá lá meninos… se não se portarem bem o professor vai aborrecer-se… ou suicidar-se…”!

Paulo Gomes da Costa
2010.03.14


Nota: o artigo a que faço referência neste texto pode ser lido em: