ESTÁTICA E MOVIMENTO

13 de junho de 2007

FÁBULA DE LA FONTAINE: “A RÃ E O BOI”

La Fontaine é autor de inúmeras fábulas em que retrata de modo especial o comportamento do ser humano.

Muitos de nós ouvimos em crianças algumas dessas fábulas embora alguns Pais talvez as tenham esquecido com o decorrer do tempo.

O recente comunicado da Federação Regional das Associações de Pais de Viseu refere uma das fábulas mais conhecidas.

Porque muitos não se lembrarão da rã que queria ser boi, relembro aqui esta fábula de La Fontaine numa das suas versões.

Paulo Gomes da Costa
2007.06.13


A RÃ E O BOI

Mas que me dirás tu daquela Rã,
Que vendo o Boi no prado andar pascendo,
Chamou uma filha sua, ou sua irmã,
E disse-lhe: Eu espero, se me estendo,
De ser tamanha, como este animal;
E começou de inchar, e foi crescendo.
Amiga, inchares muito, pouco vai,
Respondeu a que veio; certa estou,
Que não lhe podeis nunca ser igual.
A douda da resposta não curou;
Antes inchou com tanta força tanto,
Que não cabendo em si, arrebentou.
As outras, em lugar de fazer pranto,
Riram da presunção desta sandia;
De rirem e zombarem não me espanto.
Além de ser costume, merecia
Tamanha vaidade, qual foi esta,
Fazerem dela grande zombaria.

Bernardes, Lima, V. 160, e seg.