ESTÁTICA E MOVIMENTO

5 de novembro de 2008

e-MANIFESTAÇÕES, e-PROFESSORES, e-MAGALHÃES...

Com este título não pretendo imitar o meu Amigo Fonseca... Nem sequer o saberia fazer!

O que pretendo é questionar a autoria das manifestações e dos protestos que os Professores têm levado e levarão a efeito contra algumas das políticas do Ministério da Educação e lembrar aos mais distraídos uma das vertentes de sucesso que o projecto e-Professores conseguiu...

Quanto a autoria dos protestos e acções que tem decorrido e ocorrerão nos meses que se aproximam, não tenho duvidas absolutamente nenhumas: os Professores!

Quando digo professores não estou a incluir organizações sindicais...

Já o disse para uma plateia de Professores numa reunião de um dos Sindicatos da Plataforma Comum que ninguém deveria ter ilusões sobre a verdadeira autoria da manifestação dos 100 mil... E muito menos deveriam ter ilusões sobre a verdadeira capacidade de reflexão e mobilização de ideias... Tudo isto é domínio dos Professores e dos seus blogues / sites / comentários nas noticias dos jornais on-line onde deixam as suas inquietações, as suas ideias, as suas reflexões e as suas sugestões e propostas para combater aquilo que consideram – e provavelmente será – uma injustiça e um mal para a Educação em Portugal.

O único factor que deve ser imputado aos sindicatos é a logística da deslocação, pois de outra forma não seria fácil convencer um profissional a despender mais uns euros do seu congelado salário para ir a Lisboa protestar!

Quanto ao projecto e-Professores devo assinalar que trouxe uma coisa interessante... facilitou o acesso diário a muito docentes aos blogues / sites / noticias cujo assunto é educação!!!

Poderá dizer o Sr. Primeiro Ministro, o Governo ou o Partido que o apoia, que isto é a democracia a funcionar... Mas na verdade nunca este cenário foi imaginado pelo Sr. Engenheiro nem pela máquina bem disciplinada do seu partido!

Esperará o Sr. Primeiro Ministro e a Sr.a Ministra da Educação que estes computadores não ajudem muito mais na reflexão e construção de protestos que conduzam a um resultado eleitoral menos adequado para eles...

Eu acho que vai acontecer exactamente o oposto do que eles esperam...

Uma nota final:
o que farão no futuro as crianças de hoje que se iniciam nas lides virtuais com o pequeno portátil Magalhães, que "por acaso" é usado pelos assessores do nosso Primeiro Ministro?!

Parece-me que, para já, deixarão de ler livros…

Paulo Gomes da Costa
2008.11.05

Etiquetas: , , ,