NÓS OS PAIS
OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, VII
A verdade é que toda a legislação que sai a jorros todos os anos do Ministério, ultrapassa todos os direitos consagrados na lei das Associações de Pais e como tal as mesmas (poucas que existem) vêm-se impotentes para, no mínimo, estarem por dentro da realidade da escola.
Mas há uma verdade, nessa mesma legislação consagra a participação individual do Pai e Encarregado de Educação no acompanhamento do seu educando, actuando nos conselhos de turma como já antes o escrevi e ainda se assim o entenderem participar civicamente com ideias para o melhor da escola.
Tal como está organizado o actual MAP, verifica-se que o mesmo esta desadequado às novas realidades da educação e da escola.
Aberta está uma nova realidade para a participação efectiva quer colectiva quer individual na escola, pois toda a legislação aponta nesse sentido, e estão criadas as condições para que num futuro próximo apareça uma Associação representativa de Pais e Encarregados de Educação, que seja suficiente, para bem equacionada por via local ou municipal, possa vir a ser a verdadeira representante de todos os pais e encarregados de educação.
O actual modelo existente desde os anos 70 está ultrapassado, não se adaptou às varias mudanças que ao longo dos anos se passaram na educação, (apesar de avisados), e então vive num marasmo total, sem acção, sem participação, sem poder reivindicativo, sem opinião a não ser a pessoal de um ou outro no máximo entre 2 a 5 pessoas e nada mais.
Organizem-se os Pais e Encarregados de Educação. A Escola precisa de todos e todos seremos poucos para em conjunto defendermos uma educação eficiente, formadora de jovens que serão o Portugal de amanhã.
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, I”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, II”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, III”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, IV”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, V”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, VI”
A. Boleto Fonseca
2008.11.06
OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, VII
A verdade é que toda a legislação que sai a jorros todos os anos do Ministério, ultrapassa todos os direitos consagrados na lei das Associações de Pais e como tal as mesmas (poucas que existem) vêm-se impotentes para, no mínimo, estarem por dentro da realidade da escola.
Mas há uma verdade, nessa mesma legislação consagra a participação individual do Pai e Encarregado de Educação no acompanhamento do seu educando, actuando nos conselhos de turma como já antes o escrevi e ainda se assim o entenderem participar civicamente com ideias para o melhor da escola.
Tal como está organizado o actual MAP, verifica-se que o mesmo esta desadequado às novas realidades da educação e da escola.
Aberta está uma nova realidade para a participação efectiva quer colectiva quer individual na escola, pois toda a legislação aponta nesse sentido, e estão criadas as condições para que num futuro próximo apareça uma Associação representativa de Pais e Encarregados de Educação, que seja suficiente, para bem equacionada por via local ou municipal, possa vir a ser a verdadeira representante de todos os pais e encarregados de educação.
O actual modelo existente desde os anos 70 está ultrapassado, não se adaptou às varias mudanças que ao longo dos anos se passaram na educação, (apesar de avisados), e então vive num marasmo total, sem acção, sem participação, sem poder reivindicativo, sem opinião a não ser a pessoal de um ou outro no máximo entre 2 a 5 pessoas e nada mais.
Organizem-se os Pais e Encarregados de Educação. A Escola precisa de todos e todos seremos poucos para em conjunto defendermos uma educação eficiente, formadora de jovens que serão o Portugal de amanhã.
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, I”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, II”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, III”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, IV”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, V”
Consultar: “OS PAIS COMO PARCEIRO NA ESCOLA, VI”
A. Boleto Fonseca
2008.11.06
Etiquetas: Associações de Pais, Nós os Pais, Pais